5 de novembro de 2019

"Nem todos os que vagueiam estão perdidos"

Cerebria, MindClash Games, 2018

Há um ano terminava a contagem decrescente.
Há um ano começava este blog.
Iniciava a viagem.
Vagueando pela terra dos jogos.
Sem me preocupar aonde ela me levaria.
Sem saber o que poderia descobrir.
Sem saber quem encontraria.

Um ano de viagem.
Um ano de emoções.
Como na imagem e nas palavras.
Em intensidades, doses e efeitos variáveis.
Ao sabor dos dias ou até das horas.

Comfort. Insecurity. Euphoria. 
Loneliness. Trust. Bleakness. Sociability. 
Lethargy. Safety. Pessimism. Freedom. Doubt. Passion.




O caminho começou na zona de conforto, a solo, criando um novo blog. Com elementos distintos das Notas, que contam já com mais de dez anos. Adicionando à escrita, os jogos e as fotos. Três coisas minhas. Como quarto elemento, as línguas. Evitando a escolha, mais simples, entre o inglês e a língua mãe. Duplicando o trabalho, criando versões gémeas, em inglês e em português. Para partilhar com mais pessoas. A manter! E a que se somaram contactos, cada vez mais frequente, em espanhol e, esporadicamente, em francês. Comunicando com mais viajantes.

Uma parte extensa da caminhada é feita no virtual, que é também real. Nas redes que alteram o espaço-tempo. Que anulam umas fronteiras, ainda que criem outras. Que multiplicam as possibilidades, até ao risco de sobrecarga. Que implicam opções, quanto ao quem, como, quando, com que proximidade. No Facebook, agora alargado aos grupos temáticos; no Twitter, em conta criada para o efeito; no Kickstarter, por onde passam primeiros projetos e empresas estabelecidas; e, à medida dos encontros, no Reddit, Discord, Tabletopia.


InvictaCon 2018


Os jogadores juntam-se à volta das mesas. Toca-se em peças, cartas, dados, tabuleiros. Em casa, com amigos, como no mundo em que cresci e em que o acesso a novos jogos era limitado. Agora a terra dos jogos é muito maior, com muito mais habitantes, com muitas mais espécies, muito mais acelerada, estendendo-se por cafés, clubes e convenções.

Ainda cedo, neste percurso, surgiu a passagem fugaz pela InvictaCon. Aperitivo para outros encontros, já em 2019, na LeiriaCon, em ambiente muito internacional, e na RiaCon. E, mais para o Verão, os encontros regulares organizados pelo Grupo de Boardgamers de Aveiro. Gondomar, Leiria, Estarreja e Aveiro, entre outros. Geografia com jogos, para repetir e alargar!

Continuando a vaguear fui ter a outras paragens.


Moon, Pablo Garaizar, 2019


Vendo jogos em vários idiomas, pensei que poderia contribuir para aumentar a presença do Português, tornando os jogos acessíveis a mais pessoas, para quem a língua pode ser uma barreira ou, pelo menos, diminuir a apetência. Isto, mesmo considerando a pequena dimensão do mercado em Português de Portugal.

Começou então uma outra fase, atrevendo-me a iniciar contactos. Que tal uma versão das regras em Português? Alguns silêncios, muitas negativas, alguns "talvez ..." e "se", mas também várias respostas afirmativas! No início foram as baleias, dando alguma confiança. Seguiram-se vários projetos. Alguns tornaram-se já, neste curto intervalo de tempo, contactos regulares. Por coincidência, chegou-me hoje mesmo o resultado de um destes projetos. Tinha chegado à Lua!

De forma natural brotou uma nova ramificação, baseada na experiência de ROT, Revisor Oficial de Textos como designávamos entre nós, num grupo restrito: a revisão ou edição de regras.

Depois, o envolvimento na própria criação dos jogos, com comentários aos conceitos e mecanismos, em fase de desenvolvimento, e o teste de protótipos, em fases mais avançadas.

E também o papel de júri, num concurso para novos projetos.

Ao todo, mais de quarenta colaborações, o que representa muito mais pessoas.

Se continuar a vaguear tempo suficiente talvez possa alcançar outros dois níveis, que sei que estão por aí, na terra dos jogos: a elaboração de raiz de um livro de regras e a conceção própria de uns quantos jogos, cujas ideias estão em maturação.

Muito passou desde aquelas tardadas de finais dos anos 70-80, e dos meses de férias, recriando competições desportivas ou conflitos militares. Mas algo permaneceu inalterado!




Em paralelo, a coleção de jogos foi também aumentando, entre novas aquisições, resultado de algumas das colaborações, ofertas ou até mesmo de um instante de sorte numas rifas! São umas duas dezenas de novos mundos, alguns dos quais ainda por experimentar. Até porque, como resulta da intensidade que a viagem foi adquirindo, o tempo para parar e para jogar nem sempre abunda.

Foram muitos os encontros ao longo deste ano, entre Autores, Ilustradores, Escritores, Criadores de conteúdos, Editores, Gestores e, claro, Jogadores, espalhados pelo mundo! Não os vou enumerar agora, mas certamente irão aparecendo por aqui, neste blog, A Preto e Branco.

"Nem todos os que vagueiam estão perdidos", O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien.

Sem comentários:

Enviar um comentário