26 de novembro de 2019

Noite GBA



De volta à estrada, de volta à bicicleta, para uma prova de Flamme Rouge. Com a Avenue Corso Paseo no menu, uma etapa completamente plana, e oito ciclistas à partida, representando quatro equipas, uma das quais estreante no circuito internacional.

O início foi lento, com o pelotão a rodar compacto, encabeçado de início pela equipa azul. Ninguém parecia querer tomar a iniciativa. E assim se passou praticamente todo o primeiro terço de prova. Até que se deu o ataque da equipa vermelha, isolando na frente os seus dois ciclistas, e obrigando à perseguição dos restantes. O pelotão voltou a agrupar-se, já à entrada das últimas curvas, embora com alguns ciclistas a mostrarem o desgaste da etapa. O sprint final foi equilibrado, com uma vitória apertada do sprinter vermelho!

Asger Harding Granerud. Flamme Rouge. Lautapelit.fi, 2017. MEBO Games. Lda.


Flamme Rouge exibiu, uma vez mais, o seu notável equilíbrio, em que o suspense se mantém quase sempre até final, e em que raramente alguém fica fora de competição. Um jogo que se prepara e aprende em menos de 10 minutos, e que demora cerca de 45 minutos.

É possível fazer outros percursos, introduzir subidas e descidas, adicionar os efeitos do vento e da chuva com a expansão Meteo, aumentar o número de ciclistas com a expansão Peloton, ou mesmo, porque não, modificar algumas regras.


Uwe Rosenberg e Corné van Moorsel, Nova Luna, Pegasus Spiele, 2019.


Da estrada passamos à Lua, Nova. Apanhando peças. Limitado pela posição da Lua, que se move, e das escolhas dos outros jogadores. Fazendo a Lua mover-se. Avançando um pequeno passo, para jogar mais vezes, ou dadno um salto gigante, para recolher “a” peça.

Colocando peças. Fazendo com que os alinhamentos de gemas centrais correspondam, em termos de número e de cor, às combinações que figuram em cada peça, de forma a cumprir os objetivos.

Um belo quebra-cabeças, nada evidente, requerendo uma constante adaptação e muita atenção. De início é fácil ficar com os olhos trocados!


Oleksandr Nevskiy, Clube Detetive, IGAMES, 2018. MEBO Games Lda.


Regressando à Terra e ao contacto com outros seres humanos. Contando histórias, ligando palavras e imagens, fazendo bluff, tentando ler os outros e descobrir quem estava de fora do segredo inicial. Clube Detetive.

Com cartas a fazer lembra o Dixit, mas com processos distintos, é um daqueles jogos adequados para mais jogadores, em ambiente de muita descontração, dando largas à imaginação e exigindo rapidez de associação.


E foi assim, em mais um serão organizado pelo Grupo de Boardgamers de Aveiro, tendo por companhia o Carlos Abrunhosa, o Nuno Rebelo e o Pedro Chuva.

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário