28 de novembro de 2019

C de CO2 e Cerebria



Terceira letra. C.
Dois jogos. Cerebria e CO2.
Um objetivo. Levá-los “à mesa” durante dezembro.

C.
Clima.
Cores.
Cérebro.
Criatividade.
Competição.
Colaboração.
Complexidade.

Com V de visto em todas as caixas.

Imersões profundamente temáticas. CO2, no mundo exterior, que vamos fazendo. Alterações climáticas, emissões e a energia que utilizamos diariamente. A remeter para outras das minhas vidas, no meu passado de Engenharia do Ambiente e de trabalho sobre poluição atmosférica, de volta de modelos de qualidade do ar, participando em projetos ligados às principais centrais de produção de energia, Sines, Pego, Tapada do Outeiro, e a projetos de incineração de resíduos. Cerebria, no mundo interior, de que somos feitos. Sensações e emoções, melodia e harmonia, tensão e distensão, luz e penumbra, sobreposição, controlo, confronto, supremacia, resultado, personalidade. Moldando ou sendo moldado. Uma experiência de todos os dias.

Objetos que apetece apreciar. A conceção dos tabuleiros, das peças e das cartas. As formas e as paletes de cor. Os símbolos e os códigos. A funcionalidade, o modo como tudo se liga e faz sentido, de forma elegante, à medida que vamos aprendendo.

Manuais de elevada qualidade, que apetece ler. Pelo menos para mim, que sou fã das instruções escritas. Tipo de letra, caixas, cores, ilustrações, exemplos. Está tudo lá, em primeira impressão.

Modalidades para gostos vários, alargando o leque de possíveis jogadores. Modo cooperativo ou competitivo. Com ou sem cenários. Com possibilidade de jogar a solo, o que é imprescindível para mim em jogos desta natureza, para os quais nem sempre é fácil encontrar parceiros ou acertar agendas.

E, por último, mas não em último, elevada complexidade. São daqueles que requerem vontade, algum esforço e tempo. Para aprender, para dar a conhecer de uma forma cativante e para jogar.

Espero em breve ter mais para contar!

Sem comentários:

Enviar um comentário