5 de novembro de 2018

A Preto e Branco

Terminou a contagem decrescente. Chegou o Dia D. Começa este blogue.

Jogar ou não jogar?
Jogar, claro!
Sempre.
Desde sempre.
Quase desde que me lembro.

Jogar. Descobrir novos mundos, com paisagens, personagens, regras e, até, línguas próprias. Percorrer tabuleiros, lançar dados, distribuir cartas. Manusear peças de muitos materiais, formas e feitios; de cores fortes ou a preto e branco. Decifrar enigmas, desenhar estratégias, testar a sorte. Sentir a pressão do tempo que se escoa, e que se mede com um relógio, uma ampulheta ou em jogadas. A adrenalina de tentar ser primeiro. O prazer de ver o jogo evoluir, ganhando vida própria. As tardes longas de férias. O calor de jogar com amigos à volta da mesa.

Go

Jogar. A preto e branco. Literalmente, nas peças e tabuleiros. Como nos grandes clássicos, que atravessam séculos e civilizações: Xadrez, Go, Damas. Jogos em que tudo está à vista, desde o início. Sem surpresas. Mas em que, nem assim, é possível antever tudo, até ao final. Mantendo o mistério. Que se resolve a dois.

A preto e branco. Figuradamente, com lados em oposição. Eu e o outro. Nós e os outros. Parceiros e adversários. Equilíbrio e desequilíbrio. Cálculos e decisões.

Preto com branco. Tons de cinza. Nuances e incertezas. Basta juntar um dado e tudo muda. Hipóteses, probabilidades, risco, precaução. Todos os movimentos estão condicionados. Procurar o melhor, dentro do que a sorte nos reserva. Como no Gamão.

A cores. Jogos para três, quatro, cinco ou mesmo mais jogadores. Em interação. Com temas e com papéis a desempenhar. Cooperação ou confronto. Alianças e traições. Assimetrias. Simulando a realidade, ficcionando realidades ou mantendo-se no domínio do abstrato. No espaço sideral ou no planeta Terra.

Compete, negoceia, compra, vende, semeia, multiplica, constrói, destrói, cura, contamina, combate, conquista, governa, viaja, une, ocupa, corre, sobe, desce, acelera, voa, cresce, transforma, transforma-te e tudo o mais que possa ser imaginado. Mundos paralelos, em contínua criação.

Uma palete de escolhas. Para todos e para cada um. Melhor, ao gosto de cada um. Simples ou complexo. De aprendizagem imediata ou progressiva. Para passar quinze minutos ou uma tarde inteira. Para jogar um par de vezes ou para voltar uma e outra vez. Para pensar ou apenas para empurrar as peças. Com sorte ou sem ela. Para apreciar a estética ou o mecanismo. A criação ou o criador. Jogar ou colecionar.

Tresham, Francis. Civilization
Northampton: Hartland Trefoil Ltd., 1980. Gibson Games


A Preto e Branco.
Jogar a Preto e Branco.
Simbolizando os jogos de tabuleiro.
Sem computador, desligado da corrente.
Este é um blogue de viagens pela terra dos jogos.

Vagueando, sem rumo, através do tempo e do espaço.

Explorando passados longínquos, que se medem em séculos ou mesmo milénios, até às raízes de jogos bem conhecidos. Buscando memórias de um passado menos distante, de algumas décadas ou apenas anos, visitando os “meus“ jogos. Experimentando os jogos de hoje e, quem sabe, os que estão a ser criados, para amanhã.

Deambulando através dos sítios onde se joga, de locais para encontrar e comprar jogos, de espaços de criação e de construção. Percorrendo territórios que não se se encontram nas ruas das cidades, mas onde o jogo está presente: fotografias, livros, música, filmes.

Opinião. Imagens. História. Histórias. Regras. Testes. Modificações. Análises. Os "meus" jogos. Os Clássicos. Os Novos. Os Velhos. Sítios. Criações. Criadores. Divulgadores. Idiomas. Livros. Revistas. Editoras.

Tudo terá lugar por aqui.
Na terra dos jogos.
Vagueando.

Embarca também nesta viagem!
Lê, comenta, sugere.
E, claro, joga!


Vagueando pela terra dos jogos. Desligado da corrente. Movido a paixão. Através do tempo e do espaço. Por tabuleiros e mesas. Na companhia de peões, dados e cartas, de todas as formas e feitios. Percursos com história e com histórias. Para partilhar. 
"My name is Gamer ... Board Gamer".

Sem comentários:

Enviar um comentário