10 de novembro de 2018

O clássico dos clássicos



Xadrez. Por onde começar, se não por aqui? Por este jogo bem mais antigo que a maior parte das nações, e que continua bem vivo! Verdadeiro símbolo dos jogos abstratos de estratégia, a dois; mente contra mente; sem fatores externos; sem possibilidade de fuga e com uma aura de jogo só alcance de alguns. Algo que pode intimidar.

No xadrez não podes enganar-te nem enganar os outros: as tuas jogadas indicam a tua força", como disse Dana Reizniece-Ozola, Xadrezista, Grande-Mestre e, também, atual Ministra das Finanças da Letónia. Mas a força aprende-se, treina-se e sente-se! The force is strong in this one.

Não é difícil começar: as regras são mais simples do que as de muitos outros jogos. Experimentem Advanced Squad Leader! O objetivo é claro: capturar o Rei adversário. O terreno de jogo pequeno, oito por oito, não dá para vaguear. Exércitos em posição simétrica. E com metade das casas ocupadas à partida, o confronto é quase imediato. Seis tipos de peças: Reis e Rainhas, Bispos, Cavalos, Torres e Peões. Cada uma com movimento diferente e algumas características próprias: os peões que andam lentamente mas sem nunca recuar, os cavalos que saltam, os bispos que andam em diagonal, as torres em linha reta, a rainha em retas ou diagonais, e o rei também, mas em passos mais pequenos e precisando de proteção.

Há que começar pelo básico, que no xadrez é o mesmo que dizer começar pelo fim, e ter prazer na descoberta! Aprender como capturar o Rei com diferentes peças e combinações de peças. Ataque, defesa, pontos fortes, pontos fracos. Harmonias. A partir daí é sempre a evoluir!


Para mim, é um companheiro de mais de quatro décadas. O jogo amigável. A prática com amigos. Os primeiros livros, em que a prática dos mestres passava a teoria. A codificação dos jogos. Os problemas para resolver. O exercício de memória que confere velocidade. Uma viagem por locais da Europa ou do Mundo: partida escocesa, abertura espanhola, inglesa ou italiana, defesa francesa ou siciliana, aberturas índias. Os nomes dos mestres e dos campeões. A gestão do tempo. A competição.

Sessenta e quatro casas, claras e escuras. Terreno por onde se movem Reis e Rainhas, Bispos e Peões, Cavalos e Torres. Durante minutos ou horas, que podem ser curtas ou longas. Dois jogadores, aparentemente imóveis. Exceto no olhar, que dardeja, percorrendo a imaginação, traçando futuros, possíveis, prováveis, inevitáveis. O oponente desaparece. Torna-se invisível. Sobra apenas o exército. É ele o adversário. Cálculos. Insondáveis para muitos. Mas que são apenas uma parte. Há temas e motivos que alimentam a partitura. Desenvolvimento. Rapidez. Iniciativa. Estrutura de peões. Colunas abertas, semiabertas ou fechadas. Par de bispos. Bispos bons e maus. Sacrifícios. Especulação. Pressão. Carga e sobrecarga. Desvio. Manobra de distração. Teoria. Prática. Conhecimento. Confiança. Surpresa. Receio. E Beleza, quando tudo se conjuga: os princípios estratégicos, o desenrolar tático, o golpe que desequilibra, as alternativas controladas. Vitória. Derrota. Mais do que um jogo.


Muito mais do que um jogo. Elevado mesmo a símbolo de supremacia, em plena Guerra Fria. Como no match de 1972, entre Bobby Fischer e Boris Spassky, dois jogadores de excelência, duas pessoas apenas, mas com dois mundos em oposição por detrás. Estados Unidos da América e União Soviética. Ou nos encontros entre Karpov e o dissidente Korchnoi, em 1978. E, pouco mais tarde, com a entrada em cena de Kasparov, o terceiro “K” desta trilogia, uma vez mais o rebelde face ao sistema, personalizado ainda e sempre por Anatoly Karpov. Histórias da História com episódios rocambolescos, que incluem parapsicólogos, iogurtes mensageiros, disposições de cadeiras e do público, e muitas outras cenas de bastidores.

2018. Novembro. Dia 9. Londres. The College. Começa um novo combate pelo ceptro mundial, entre os dois primeiros do ranking: Magnus Carlsen, da Noruega, campeão em título, e Fabio Caruana, dos Estados Unidos. Um match à melhor de 12. Uma dúzia de batalhas. A preto e branco. Ontem o preto era Carlsen, e o branco, Caruana. Um jogo que teve 115 lances, e que demorou sete horas. Bem mais do que uma maratona ou do que cinco setes de ténis ao mais alto nível. Terminou num impasse. Os Reis agarrados aos seus peões, as torres bloqueando outros desenlaces. O peão a mais de Carlsen não podia fazer a diferença. Empate. Esta foi a posição, vista do lado de Caruana. Hoje, há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário