15 de novembro de 2018

No InvictaCon2018



Sábado. Dia cinzento de Outono, com sabor a chuva. Quatro da tarde. Ninguém nas imediações do Multiusos de Gondomar, a condizer com o tempo pouco convidativo. Não! Alguém! Um homem dirige-se para a entrada. Tem o ar de quem procura o mesmo que nós. Seguimo-lo. Depois, seguimos as vozes que se vão ouvindo, em crescendo. E, subitamente, descobrimos Ouro. Melhor, damos com a Sala d’Ouro. Lotada, calorosa, cheia de gente animada, de todas as idades, sentada à volta de mesas. A jogar!

Sobre as mesas, alguns jogos conhecidos. Mas também jogos com ar novo, a estrear, acabados de chegar do Spiel2018, que decorreu em Essen, Alemanha. Num canto decorrem torneios. Noutra zona recriam-se combates com miniaturas. Ainda noutra, mestres conduzem um jogo de personagens. E também há criadores, a testar jogos em desenvolvimento. É entrar, ver e escolher um lugar livre ou requisitar um jogo na zona de acolhimento. Com a certeza de que alguém estará sempre por perto, disponível para fazer a iniciação a qualquer jogo. E ajudar na diversão.

Bem-vindos ao InvictaCon2018, de seu nome completo 12º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto. Três dias de jogos, de 9 a 11 de novembro, sob a organização do Grupo de Boardgamers do Porto, que contou com 21 voluntários. São cerca de 340 jogos disponíveis no local e uma estimativa de cerca de 1000 participantes, dos quais metade estreantes, como eu, neste encontro. Os jogos de tabuleiros estão de boa saúde e recomendam-se!

Desafiei o Ricardo Biscaia, um dos organizadores, a fazer uma seleção de apenas três, de entre todos os jogos presentes. E os eleitos foram: Azul, por repetir a condição de jogo mais requisitado; um jogo que usa como tema os azulejos ou vitrais portugueses. Brass: Birmingham, foto de capa do InvictaCon, um jogo de estratégia económica cuja ação se desenrola em Inglaterra, no período da revolução industrial, ilustrando o tipo de jogos que o Grupo prefere. Teotihuacan - City of God, uma das novidades trazida de Essen, pelo consenso que granjeou, jogo em que gerimos uma força de trabalhadores, desenvolvendo a mítica cidade e construindo a Pirâmide do Sol.

Levei o desafio mais longe, pedindo ao Ricardo para escolher o seu jogo “do momento” e também um dos “clássicos”, daqueles que resistem ao passar do tempo e às novidades, e ao qual regressa uma e outra vez. Foram estas as escolhas: Through the Ages: A New Story of Civilizaton, pela combinação perfeita entre estratégia, tática, sorte e "gestão da sorte", um jogo para se manter no top; e Descobridores de Catan.

Foi um par de horas bem passado, ainda que com muita pena de não ter dado para experimentar uns quantos jogos. Fica para próxima! Um obrigado ao Ricardo Biscaia, pela disponibilidade e informações enviadas, e ao David Pereira, um dos nossos guias no evento.

Para quem procura parceiros ou jogos, na Invicta, o Grupo de Boardgamers do Porto reúne no Centro Comercial Cristal Park, todas as quintas-feiras e no último sábado de cada mês.

E, para terminar, algumas imagens dos jogos, claro! Podem encontrar informação sobre estes e muitos, muitos, muitos mais, em https://boardgamegeek.com/.

Cerebria

Scythe

Tzolk'in

Presidium

Pathfinder, jogo de personagens

Jogos de guerra com miniaturas, 2ª Guerra Mundial

Sem comentários:

Enviar um comentário