2 de junho de 2019

No princípio, eram as Baleias



Os desenhos e as cores chamaram a atenção. O conceito despertou a curiosidade. A vontade de acrescentar o Português, às línguas mais habituais por estas paragens, conduziu ao contacto. E a resposta positiva fez o resto!

A tradução portuguesa das regras de Whales Destroying the World, de Petr Vojtech e com ilustração de Jindrich Pavlásek, foi a primeira colaboração formal neste mundo acelerado dos atuais jogos de tabuleiro.  Obrigado, Petr!

Passaram seis meses.

E as colaborações somam já duas dezenas!

Traduções para Português, revisões em inglês e português, comentários e sugestões a projetos em diferentes fases de desenvolvimento.

Jogando com os idiomas, à procura dos melhores sentidos. Detetando erros e gralhas. Fazendo sugestões. Melhorando o primeiro contacto. Ajudando a contar uma história.

Algo que sempre fui fazendo ao longo do tempo, em diferentes vidas, e que agora posso fazer nestas paragens, que me fazem sentir em casa.

No princípio foram as baleias. Depois vieram outros animais, como abelhas e galinhas. Mas, também, gente de kilt. E aventureiros e guerreiros com artes mágicas, em terras inóspitas. Reinos imaginários à procura de um novo soberano. Comerciantes no Mediterrâneo. A luta pelo poder na Roma antiga. As artes da caligrafia. O funcionamento dos computadores. Uma partida de futebol. Viagens espaciais.

Mundos criados por pessoas, que decidiram enfrentar o desafio de lançar o jogo que sonharam e que ainda não existia. Mundos criados por empresas, pequenas, a dar os primeiros passos, ou já estabelecidas neste mercado. Mundos espalhados por editoras.

Trabalho que sobrevoa fronteiras, estabelecendo contacto com muitos pontos deste nosso globo. De Portugal à Alemanha, Austrália, Espanha, Estados Unidos da América, Hungria, Itália, México, Reino Unido, República Checa. Por agora!

Criando, em conjunto, ao alcance de um clique.

Em dezembro, foram as Baleias. Recuando apenas mais um mês, encontramos a primeira entrada deste blog, em português e inglês, ao mesmo tempo que entrava no Twitter, nos grupos temáticos do Facebook e nas visitas ao Kickstarter. Recuando ainda outro mês, é possível observar o início da contagem decrescente. E, só um pouco mais para trás, a ideia de regressar à terra dos jogos.

A viagem continua.

Sem comentários:

Enviar um comentário