Fazer experiências com jogos é divertido! Experimentar abordagens diferentes, criar novas regras, multiplicar as possibilidades, revelar novos desafios. Ir mais além de jogar o jogo como ele é, e jogar com o jogo! Talvez alguns destes caminhos tenham atravessado a mente dos seus criadores, apenas para serem descartados, afinados, ou substituídos, quem sabe?
Desta vez vamos explorar Canvas, propondo uma versão ligeiramente modificada. Se não conheces bem o jogo, podes querer dar uma vista de olhos a Pintando sobre Tela, para aprender os elementos fundamentais e ter um vislumbre da sua belíssima componente artística.
Em Canvas começas por selecionar e recolher motivos, para depois escolher três de entre eles e assim completar, de uma vez só, uma pintura sobre tela.
Vamos dar um passo atrás, imaginando-nos no atelier, o olhar pousado sobre a tela, escolhendo um motivo, pintando uma primeira camada. Depois, paramos por um momento, observando o trabalho em curso. Tendo completado a primeira camada, é tempo de a deixar secar adequadamente, antes de continuar. Ah! Mas há tempo que sobra, a imaginação continua a fluir, e os pincéis anseiam pelo movimento. Porque não começar, entretanto, uma nova pintura? E mais outra? E depois regressar à primeira, iniciando uma nova ronda, pintando camada após camada nas várias obras em curso.
Este pintar sem esperar, em sucessão, criando simultaneamente várias obras, é o princípio subjacente a Deixemo-las secar! Uma variante que requer apenas alterações menores às regras originais.
Maior número de fundos
Começas com 5 cartas com diferentes fundos, uma vez que farás cinco pinturas, em vez de três.
Haverá assim maior possibilidade de conseguir boas combinações de motivos, uma vez que os irás pintando imediatamente, sem os guardar para mais tarde.
Escolhe e pinta
Seleciona o motivo que pretendes pintar, de entre os que estão disponíveis, despendendo peças de inspiração conforme necessário, como no jogo original.
Pinta-o imediatamente sobre um dos fundos, à tua escolha.
Não poderás guardar motivos para mais tarde os usar, ou para evitar que outros os usem!
Deixa-os secar
Repete o processo no teu próximo turno, mas com uma restrição: não podes aplicar a nova camada sobre o mesmo quadro, pois tens de deixar secar a camada inicial! Assim, escolhe outro dos teus fundos e começa uma nova pintura. Nunca podes pintar duas vezes seguidas sobre a mesma.
Se quiseres elevar a fasquia, começa a adicionar a segunda camada apenas após completares a primeira em todas as cinco obras!
Escolhe as obras para a exposição
Apenas três das tuas obras serão pontuadas, como no jogo original.
Por isso, tens que escolher quais as que apresentas a competição.
Depois, usa as regras base e descobre quem teve o melhor desempenho face aos critério da prova.
Isto é Deixemo-las secar! Experimenta!
E comenta à vontade!
Há muitos outros caminhos para explorar, dá asas à tua imaginação. Podes querer jogar com o sistema de pontuação, por exemplo ordenando as pinturas segundo cada critério de avaliação e atribuindo pontos às posições, em lugar de valores absolutos. Ou podes até ousar fazer uma mistura de jogos, combinando Canvas e Dixit, ou Canvas e Modern Art (um que ainda não experimentei). Um mundo de escolhas! Diverte-te!
Para variantes de outros jogos, vê aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário