30 de abril de 2021

Projetos de abril

 

Dia 30. Fim de abril. Mais um mês. Este foi intenso, quanto a projetos na terra dos jogos. Em volta das letras. Entre o engenho das letras e a engenharia das palavras. Entre idiomas distintos, revisões,  aperfeiçoamentos, polimentos, escritos de raiz. Da imagem de conjunto ao pormenor, aos padrões, aos desalinhamentos, aos erros que saltam para esta vista. Uma vez ROT, sempre ROT (como em Revisor Oficial de Textos, para os que não partilharam outras vidas). Do pormenor ao conjunto, com sentido, contando histórias, fotografando histórias. 

Traduzindo. De inglês para português. Um jogo que me é familiar, e de que gosto, e que vai agora ganhar uma versão revista e aumentada, em espanhol em português. Mais uma colaboração com a editora espanhola MasQueOca, que se junta a outras já feitas, para jogos bem interessantes e conhecidos de muitos: as expansões Vénus, Balearica e Cyprus, para o excelente Concordia; a expansão Kegs & More, para Heaven & Ale; e, mais recentemente, Pavlov’s House, agora em fase final de produção. Sem contar com mais uns quantos títulos destinados aos mais pequenos!

Revendo. Em português e em formato pequeno, para a alemã Board Game Circus, reeditando uma das primeiras colaborações, há um par de anos. Também em português, para a nacional Pythagoras Games, continuando uma colaboração que começou há quase dois anos, com 6 Castelos e com Garum. Uma estreia, para a alemã Vuca Simulations, em inglês, aqui em formato de livro de cenários para um jogo de guerra, daqueles com hexágonos e muitas peças.

Escrevendo. Sobre a Ilha dos Gatos. Com base num jogo cedido para o efeito pela britânica The City of Games. Frank West, o seu criador, em busca de conteúdos menos comuns, gostou de algumas das histórias que passaram por este blog! E assim surgiram Histórias de Gatos e Passos de Gatos.



No início do mês foi também tempo de outros escritas, entre os sentimentos associados aos jogos e as fotografias em conjuntos de seis, desta vez com os livros de regras, as palavras de novo, como objeto. 




E ainda deu para jogar Canvas, Railroad Ink - Deep Blue, Isle of Cats, Solenia e Codenames. Agora, tem estado espalhado sobre a mesa o Mini Express, por agora para jogar em multi-jogador a solo, com os meus heterónimos, para recordar as regras antes de experimentar a verdadeira versão a solo, face ao autómato.







Venha maio!

Sem comentários:

Enviar um comentário