29 de setembro de 2019

Um sábado à tarde



Sábado foi um dia de viagens.

Chegou ao fim nas águas quentes de Tungaru, um arquipélago do Pacífico Sul, navegando de ilha em ilha, construindo monumentos, recrutando habitantes, trocando peixe, conchas, cocos e pérolas, e, claro, colhendo flores coloridas.

Foi a oportunidade de efetuar um teste a este jogo, que não está ainda numa loja perto de si, porque se encontra em fase final de desenvolvimento.

Da autoria de Louis e Stefan Malz, ilustrado por Andrew Bosley, será editado pela britânica Alley Cat Games, e deverá ser lançado na plataforma de financiamento Kickstarter em finais de outubro.




A tarde tinha começado no Egito, em Luxor, na margem do Nilo e bem perto do Vale dos Reis. Um grupo de aventureiros explorando as riquezas do templo de Luxor, e tentando ser um dos primeiros a aceder ao túmulo do faraó.

Luxor, de Rüdiger Dorn, ilustrado por Dennis Lohausen, numa edição Devir (2018).




Depois, rumei a leste, até à Índia, ao Estado do Rajastão, e à sua capital, Jaipur. Para aprender, da maneira mais difícil, a arte de comerciar, num duelo a dois, por entre pedras preciosas, ouro e prata, especiarias ou tecidos, e cáfilas de camelos.

Jaipur, de Sébastien Pauchon, ilustrado por Vincent Dutrait e Alexandre Roche, numa edição Game Works (2009).




Foi então que abandonei terra firme, navegando até às Caraíbas, Jamaica, Port Royal. Testando a ambição e a sorte, com galeões de cores várias, expedições, marinheiros e piratas, comerciantes, jogadores, padres, donzelas e demais presenças habituais dos portos, onde reinam os dobrões de ouro.

Port Royal, de Alexander Pfister, ilustrado por Klemens Franz e Atanas Lozanski, numa edição Pegasus Spiele (2014).


E foi assim que, finalmente, decidi atravessar o Pacífico, em busca de terras mais calmas, até Tungaru.

Tudo num sábado à tarde, dinamizado pelo Grupo de Boardgamers de Aveiro, em S. Bernardo, Aveiro. Um agradecimento especial ao Carlos, por servir de guia na parte inicial da viagem!



Participa também nesta JAM session - Jogando à Volta do Mundo - e segue a etiqueta JAM.
Envia uma foto de uma sessão de jogo, nome do jogo, o teu nome, cidade, País (e, se quiseres, uma frase curta sobre a sessão e ou uma foto da cidade) para gamesinbw@gmail.com.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo e pelas palavras gentis. Uma pequena nota: a edição do Luxor que jogaste é da Devir. É a edição portuguesa.
    Um abraço

    ResponderEliminar