"Constrói o teu Caminho através da descoberta e do acaso. Sossega a tua mente. A tua jornada começa aqui.", lê-se na folha de pergaminho. A caixa, dominada pelos vermelhos e dourados, o livro de regras, as cartas, os marcadores com o dragão em relevo, o tabuleiro. Que bonito! Tantos pormenores deliciosos! Eis Tsuro, O jogo do Caminho, uma criação de TomMcMurchie, ilustrado por Shane Small.
Mas a jornada será tudo menos sossegada! No fim de contas, em Tsuro, o objetivo é ser o último sobre o terreno do jogo, fazendo com que os adversários abandonem o tabuleiro ou colidam entre si. E quantos mais numerosos forem os viajantes, num máximo de 8 (!) maior a animação!
O tabuleiro começa vazio, com os marcadores colocados na borda, num ponto livremente escolhido, e com três peças de caminho na mão.
À vez, cada jogador escolhe uma das suas peças de caminho e coloca-a à frente do seu marcador, que percorre de seguida o caminho a que se encontra ligado, sem nunca retroceder, até chegar a uma nova casa livre, isto é, sem peça de caminho.
É sempre a direito! |
Os caminhos, que de início são apenas de cada um, depressa se tornam partilhados, e cada movimento pode assim atravessar peças já dispostas no tabuleiro.
Um longo passeio até ao canto superior direito |
Mas atenção, todos os outros marcadores que estejam em contacto com a nova peça de caminho, também se movimentam até uma nova casa livre! A menos que o caminho os leve até fora do tabuleiro.
O branco vem parar ao canto inferior esquerdo O vermelho é obrigado a sair pela borda inferior |
Ou até uma colisão frontal. Em ambos os casos são eliminados do jogo.
Colisão inevitável |
Se com dois ou três jogadores é possível jogar de um modo mais estratégico. A seis ou a oito o caos instala-se depressa!
Um jogo simples, elegante, divertido, rápido de aprender e de jogar, permite juntar 8 pessoas, de qualquer idade, à volta de um pequeno tabuleiro. O jogo do Caminho.
McMurchie, Tom, Tsuro, Compound Fun, 2009. Calliope Games.
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