17 de outubro de 2020

Sarah, o teu tempo ... começa ... Agora!



Suponham que o tempo é uma qualidade e não uma quantidade, como a luminescência da noite sobre as copas das árvores, ao serem tocadas pelos primeiros raios de lua. O tempo existe, mas não pode ser medido.”, em Os sonhos de Einstein, de Alan Lightman.


Permitam-me mergulhar, por um momento, no passado. Acompanhem-me, não vai demorar. Isto é, assumindo que podemos medir o tempo. 

Finais dos anos 70. A guerra estava fria. Ainda havia um muro em Berlim. Leste e Oeste em oposição. O tabuleiro de xadrez era um campo de batalha. Após o mediático jogo entre Bobby Fischer e Boris Spassky, EUA vs. URSS, o confronto encontrou novos protagonistas, os dois K's. Anatoly Karpov, com todo o sistema soviético por detrás, e Viktor Korchnoi, dissidente da URSS, como o homem que sozinho enfrenta o sistema. A análise de cada jogo era mesmo transmitida na televisão portuguesa, dia sim dia não!

Como jovem jogador de xadrez que era, à época, ter-vos-ia dito que o tempo, sobre o tabuleiro, era medido com precisão. Em segundos, minutos, horas, até em dias. Às vezes, em jogadas. O tempo era mais lento, naquela altura. Ou assim parecia. O controlo de tempo padrão, em vigor para as principais competições, estava fixado em 2h30 para cada jogador efetuar os primeiros 40 movimentos. Depois, era concedido tempo adicional para realizar um número adicional de movimentos. Os jogos eram mesmo por vezes adiados, sendo retomados no dia seguinte.

Eu não era desconhecedor de jogos tão longos! Mesmo quando, em alguns deles, a batalha contra o tempo podia ser tão feroz como a batalha contra o oponente. Naqueles momentos em que o audível tique-taque, do relógio analógico, assinala os minutos finais, os segundos finais. Ainda com várias jogadas por fazer até atingir o controlo do tempo, com as pernas a agitarem-se sem parar sob a mesa, os olhos varrendo o tabuleiro, o cérebro a toda velocidade, as mãos movendo rapidamente as peças, a bandeira vermelha subindo, no relógio, e ameaçando, cada vez mais, cair e terminar abruptamente o jogo.

Desde então, o tempo acelerou. O jogo manteve-se o mesmo, mas não a sua duração. De duas horas e meia passou para duas horas, ou para uma hora e meia. Os controlos de tempo mais rápidos tornaram-se muito populares, 30 minutos para jogar um jogo inteiro, quinze minutos, meros cinco minutos. Alguns destes já existiam, outros eram novos formatos, como os incrementos de tempo por jogada e semelhantes. Sim, é possível até jogar partidas que começam com apenas um minuto no relógio de cada jogador! E com conhecimento e prática suficientes, consegue-se mesmo terminar o jogo antes que o tempo se esgote!

Voltemos agora a 2020, de regresso ao vibrante mundo dos jogos de tabuleiro e dos criadores de conteúdos com eles relacionados. Mesmo sem muita pesquisa, encontra-se facilmente uma paleta diversificada de conteúdos. Apreciações críticas, exibição do que vem dentro das caixas e até a arrumação dos componentes de novo nas ditas, jogos inteiros passo a passo, como jogar, top 100, 50, 10, ou 5, recomendações temáticas, jogos a solo ou para grupos, eurogames e jogos de guerra, jogos de personagem, apresentações, discussões, mesas redondas ou poligonais. Há de tudo.  Em forma de vídeos, transmissão em direto, blogs, podcasts, fotos, mensagens, tweets e semelhantes.

E, claro, conteúdos com diferentes extensões temporais. Vejamos os vídeos, por exemplo. Para assistir a um jogo inteiro, caso seja complexo, é melhor contar com algumas horas de visualização. Mais ainda, se incluir uma explicação detalhada das regras. Algumas análises, abrangentes, situam-se frequentemente no intervalo de duração de vinte a quarenta minutos, mais coisa menos coisa. Continuando a descer ao longo da escala de duração, é possível encontrar críticas mais curtas. Algumas em mais ou menos três minutos, como é dito na abertura de 3 Minutes Boardgames.

Ainda mais rápido, e chegamos ao que parece ser o limite atual. Uma apresentação em 1 minuto! Isso mesmo, 60 segundos, independentemente da complexidade do jogo, do tempo que se demorar a jogar, ou até mesmo a ler as regras! Um minuto para dar um vislumbre de um jogo de tabuleiro e, quem sabe, despertar o interesse para descobrir um pouco mais.

Bem-vindos a Board Games in a Minute! A mulher por detrás disto, e também em frente à câmara, é Sarah Shah. Vamos espreitar os bastidores, nesta conversa, em muito mais de 1 minuto.


Versão portuguesa a partir das perguntas e respostas originais, em língua inglesa.


Como se apresentaria em menos de um minuto?
Olá, o meu nome é Sarah Shah! Sou advogada de dia e jogadora de tabuleiro à noite! Mas também sou apaixonada pelos direitos dos animais e pela preservação do ambiente!

Para quem não sabe, Sarah é uma Embaixadora dos Elefantes. Porquê?
Porque os elefantes são das criaturas mais gentis do planeta, mas são maltratados horrivelmente por várias indústrias turísticas, o circo e a exploração madeireira. E é claro que são alvo de caçadores furtivos, pelo marfim e até pela pele. Portanto, precisam da nossa proteção. Precisam que façamos ouvir as nossas vozes por eles.

Fazer vídeos de 1 minuto é sobretudo passar todo o conteúdo em muito pouco tempo, portanto a um ritmo incrivelmente rápido. Fala assim tão depressa no dia-a-dia?
Quando estou entusiasmada, falo depressa! Caso contrário, falo a uma velocidade normal.


Quando e como se deu a entrada no mundo dos jogos de tabuleiro? Houve alguns momentos marcantes pelo caminho?
Entrei no passatempo de jogos modernos de tabuleiro durante a faculdade de Direito, quando uns amigos me introduziram ao Catan. Um momento decisivo aconteceu quando me mudei para Londres e me juntei aos encontros do London on Board, onde pude contactar com tantos grandes jogos!

Nem sempre é fácil manter o hábito de jogar ao longo da vida. Tem atualmente um grupo de jogo regular?
Sim, na verdade organizo encontros de jogos de tabuleiro em Ithaca! Mas estamos em pausa desde março, devido à Covid.


[Gatos e jogos, uma ligação clássica. Desde enroscarem-se dentro das caixas a observar os humanos fazendo coisas estranhas com tabuleiros, cartas e peças. De dormir por perto, fazendo e tendo companhia, a participar na ação, empurrando as fichas mesa fora, até caírem para o chão. A propósito, apresento-vos Dobby.]


De onde veio a ideia de fazer apresentações tão curtas, e porquê 1 minuto?
Estava no TikTok há mais de um ano, mas nunca tinha feito um único vídeo. Queria criar vídeos lá e sabia que queria que os vídeos fossem sobre jogos de tabuleiro. O limite do TikTok é de 59 segundos. Então, foi assim que surgiu o Board Games in a Minute!




Qual foi o primeiro jogo e data do primeiro vídeo de 1 minuto, disponibilizado nas redes sociais?
O primeiro vídeo foi para Runika e os Six-Sided Spellbooks, no dia 20 de abril de 2020! Na verdade, refiz o vídeo para aquele jogo, já que, olhando para trás, não estava contente com ele. Foi o meu vídeo sobre o Awkward Guests que me tornou conhecida, e fiz esse vídeo no dia 22 de abril.

Fale-nos um pouco sobre o processo de fazer estes vídeos, desde a seleção até à partilha.
O meu objetivo é fazer vídeos para todos os jogos que possuo. Se as pessoas têm pedidos, tento corresponder! Ultimamente a minha seleção tem sido baseada nas solcitações que recebo para fazer vídeos. Depois, aprendo as regras e jogo o jogo, antes de começar a fazer o vídeo. Faço os vídeos no TikTok, mas depois partilho-os em todas as minhas outras plataformas (Twitter, Facebook, Instagram e YouTube).

Existe uma duração "padrão", ou um intervalo aproximado para todo o processo?
Sim, leva pelo menos uma hora para fazer um vídeo normal. E isso nem sequer inclui o tempo para aprender as regras e jogar o jogo. Assim que começo a fazer o vídeo, refino o que estou a dizer, à medida que vou avançando. Também aprendo quais os componentes que definitivamente precisam de ser mostrados e quais os que posso dispensar. Nunca escrevo um guião. Assim, pode levar até 60 ou mais takes para obter o resultado certo em vídeos difíceis.

Faz tudo sozinha?
Sim! Embora jogue os jogos com amigos ou família antes de fazer os vídeos.

Visto de fora, isto parece ter disparado muito rapidamente! Surpreendida com todas as reações positivas? O que é que sente sobre isto?
Aconteceu TÃO rápido, e foi tudo tão surreal quando aconteceu. Nem acreditava, quando os editores começaram a contactar-me para me enviarem os seus jogos! Alguns meses depois, ainda às vezes não acredito que esta é agora a minha vida! Mas estou muito feliz por isso!

Parece ter despertado a atenção de vários editores estabelecidos. E acabou de mencionar que os primeiros vídeos foram feitos em abril de 2020, há apenas alguns meses, portanto. Já há uma lista de jogos à espera de serem compactados em 1 minuto? 
Agora há uma fila. Estou atualmente [isto era em finais de setembro] com o calendário totalmente preenchido até ao final de novembro. Tenho cerca de 13 vídeos para terminar, apenas no mês de outubro. Talvez precise de começar a dizer não às pessoas que querem que eu faça vídeos, porque também tenho um emprego a tempo inteiro como advogada.

Ainda consegue jogá-los todos (seja antes ou depois do vídeo)?
Noites e fins de semana são gastos a jogar jogos de tabuleiro. A minha vida é basicamente trabalho e jogos de tabuleiro!



"O ano parara no outono", em A Terra do Outono, de Clifford D. Simak.


Garganta de Cascadilla, Ithaca, Nova Iorque. Vestida com as cores de outono, ao longo de Cascadilla Creek, não muito longe da Faculdade de Direito de Cornell. 


Como é que tudo isto afeta a sua vida diária e a gestão do tempo?
A gestão do tempo é um problema agora. Estou a começar a melhorar. No início, os meus agendamentos estavam espalhados por todo o lado. Mas agora decido exatamente quando vou fazer certos vídeos, e deste modo, reservando horários específicos para os fazer, sinto-me menos em pânico. Ainda preciso de melhorar no aspeto de não verificar as minhas mensagens e enviar e-mails cem vezes ao longo do dia.



Olhando para a frente, há alguns objetivos definidos para o Board Games in a Minute?
Um objetivo atual é poder falar sobre o jogo Lisboa num minuto, mas preciso de o jogar primeiro! Recentemente, fiz alfinetes esmaltados e autocolantes de vinil do meu logotipo. Por isso, espero vendê-los para angariar dinheiro para uma câmara melhor. Gostaria de melhorar a qualidade dos meus vídeos.

Há outros projetos, em preparação ou a aguardar na sala de espera, relacionados com jogos de tabuleiro? 
Há mais de um ano que trabalho na criação do meu próprio jogo.

Para terminar, nomeie 4 jogos de tabuleiro.
Um "velhinho" que se mantém na memória, ou mesmo que ainda jogue de vez em quando
Catan! Foi a minha entrada no mundo dos modernos jogos de tabuleiro, e por isso terá sempre um lugar especial.

Um jogo com tema de animais (elefantes ou não!) 
Racoon Tycoon! Comprei o jogo por causa apenas nas ilustrações dos animais, mas acabei por também adorar o jogo.

O jogo de tabuleiro mais longo que jogou/gostou
Trickerion. É longo e adoro-o. Usa o meu mecanismo favorito, e adoro o tema do jogo. É um jogo tão bonito

Um jogo de tabuleiro que faça dizer: nem pensar que vai caber num minuto!
Lisboa! Mas espero poder provar a mim mesma (e aos outros) que estou errada.


E é tudo por agora, de Ithaca, Nova Iorque. 
Ou, usando a frase com que terminam os Board Games in a Minute: Check it out!

Obrigado Sarah!


A ideia de que o tempo se conta em unidades de vida aconselha, repito, a admitir que a única coisa que se pode fazer com o tempo é não o perder (…)”, em Memórias do Outono Ocidental, de Adriano Moreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário