17 de março de 2019

JAM, na LeiriaCon 2019



Fim de semana cheio de jogos.

Sábado, em Estarreja. Mais uma partida de xadrez, para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão por Equipas, Série A. Terceira vitória consecutiva e terceira vitória da equipa.

Domingo, rumo a Sul. Saída às oito e meia da manhã. Céu cinzento, a contrastar com os últimos dias. Autoestrada praticamente deserta. Uma hora de condução tranquila. Destino: Praia de Vieira de Leiria, último dia da LeiriaCon, colheita de 2019, a 14.ª da história.




Mesa marcada para as dez, com Yinzi, no menu.

Jogo fresquinho, fresquinho, acabado de lançar, da autoria dos portugueses José Carlos Santos e Luís Costa, belíssimo trabalho de ilustração de Harald Lieske, e publicado pela editora alemã Spielworkxx.

Como anfitrião, José Carlos Santos, o próprio, para nos desvendar um pouco deste jogo de comércio, na China da dinastia Ming. Um jogo muito rico, pleno de escolhas, de mecanismos interligados, de pequenos pormenores e de subtilezas. Claramente a repetir, e a merecer um degustar mais demorado, para descobrir os múltiplos sabores! 




De um jogo novo passámos a um que ainda vai ser!

Experimentando um protótipo com um tema original.




Uma palete de personagens, que se vão fazer retratar, mas cheias de caprichos quanto à sua posição na tela, as companhias, as posturas. 

Um jogo rápido, de procura de informação e, sem dúvida, a colocar a memória à prova.




E, para terminar o dia, um jogo que goza já de grande popularidade, apesar de ter apenas um par de anos. Azul, de Michael Kiesling, com os azulejos de Portugal como tema. Esteticamente agradável, de fácil aprendizagem, rápido de jogar, permitindo diferentes estratégias. Falta experimentar a três e quatro jogadores, mas percebe-se a aceitação que tem!




E foi assim, esta passagem pela LeiriaCon.

Com um excelente ambiente, grande simpatia e descontração, uma forte presença internacional e nomes de referência deste mundo dos jogos.




Venha a convenção 2020!

E um pouco mais de azul, antes de o Sol se pôr.




Participa também nesta JAM session - Jogando à Volta do Mundo - e segue a etiqueta JAM.
Envia uma foto de uma sessão de jogo, nome do jogo, o teu nome, cidade, País (e, se quiseres, uma frase curta sobre a sessão e ou uma foto da cidade) para gamesinbw@gmail.com.

2 comentários:

  1. Foi muito bom conhecer-te pessoalmente. Obrigado pela oportunidade de jogarmos Yínzi.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado por toda a amabilidade e disponibilidade! Não é todos os dias que se aprende um jogo com o seu criador :)

    ResponderEliminar